UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
ROQUE
CAVALCANTE SANTOS
FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NE ESCOLA
Vitória da Conquista
2012
ROQUE CAVALCANTE SANTOS
FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NE ESCOLA
Projeto de Intervenção
apresentado à Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial à obtenção
do grau de Especialista em Gestão Escolar.
Orientador (a): Professor -
Marcelo Ribeiro dos Santos
Vitória da Conquista
2012
SUMÁRIO
1. Introdução...................................................................................................................................3
2.
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR ................................................................6
3. JUSTIFICATIVA.....
...................................................................................................................9
4.
OBJETIVOS.............................................................................................................................10
4.1 Objetivo Geral........................................................................................................................10
4.2 Objetivos Específicos............................................................................................................10
5.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO.......................................................................................................12
6.
Atividade...................................................................................................................................12
7.
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................14
1. Introdução
Partindo da necessidade de fortalecer a coletividade no
trabalho pedagógico temos por objetivo neste trabalho, analisar, sob uma
perspectiva histórica, o modelo de gestão da escola e os mecanismos de
participação da comunidade nos dias atuais. Partimos do pressuposto de que a
Gestão Escolar, principalmente a partir da última década do século XX, assume
novas formas de trabalho, carregada de velhas concepções, mascaradas e
maquiadas de supostas inovações, tendo a velha lógica do mercado como único
determinante. Isso porque, as políticas educacionais, expressando o modelo
assumido pelo Estado, operacionalizam-se, no interior da escola, a partir de
determinadas formas de gestão.
Como o Estado brasileiro se dispôs, durante os anos 90, a
atualizar-se dentro do paradigma neoliberal, busca-se compreender o significado
de categorias como democratização, participação descentralização,
desregulamentação, flexibilidade, criatividade e autonomia, que a escola assume
como fontes inovadoras e/ou transformadoras da organização e/ou da
administração escolar. Busca-se compreender, assim, aos novos significados de
velhos termos, para melhor entender os propósitos da Gestão Educacional louvada
a partir de uma nova visão social.
Hoje a escola necessita de uma visão nova, visão
estratégica, sobretudo uma visão de futuro e sugestões, propostas e reformas na
área da Gestão Escolar que visam apresentar novos modelos para aumentar a eficiência
e a eficácia do sistema de ensino, de maneira a superar as velhas concepções
pautadas nas teorias administrativas do início do século. Como dizem
especialistas e educadores em educação, são proposições que convergem para
novos modelos de organização do ensino público, calcados em formas mais
flexíveis, participativas e descentralizadas de administração dos recursos e
das responsabilidades.
Essas mudanças sugeridas, de fato, estão
associadas aos processos de reestruturação da escola democrática, que afetaram,
diretamente, o papel do Estado em suas funções e políticas públicas.
Destacamos, nesse contexto, uma crise econômica que marca a retenção dos gastos
principalmente na área social. Também lembramos a inserção e influência de
organismos internacionais, principalmente os financeiros, que, ao concederem
empréstimos, exigem adequação das políticas nacionais aos interesses do capital
internacional.
Ao mesmo tempo, convém lembrar que o Estado, a partir do
paradigma neoliberal, é questionado, e responsabilizado pela crise econômica e
política, pela falta de organização e pelo desperdício de recursos públicos.
Discursos “críticos”, que, na verdade, objetivam [...] enxugamento, crise,
recessão, medidas duras, privatização, desregulamentação, e outros de
significado sempre sombrio. (COSTA, 1995, p.51). Nesse quadro, passa a ser
justificado o deslocamento das prioridades, antes consideradas necessárias,
como as da área social e educacional. No deslocamento de prioridades, o
discurso, atribuindo a crise da educação brasileira à ineficiência do poder
público de ensino, passa a exigir reformas educacionais.
Nesse processo de reformas, muita ênfase vem sendo dada à
criação e fortalecimento de mecanismos de participação da comunidade no
interior da escola. Divulga-se que as escolas devem superar os problemas
educacionais e administrativos, incluindo-se os financeiros, encontrando novas
fontes propulsoras do desenvolvimento na própria sociedade. Essas novas formas
de gerenciamento da escola pública, visam à sua autonomia financeira,
administrativa e pedagógica, através de parcerias, de contratos ou de
participação ativa da comunidade.
O respaldo para uma gestão democrática na escola pública –
entendida como uma abertura para a comunidade – também é assegurado, legalmente,
na Carta Constitucional de 1998, “Gestão democrática do ensino público, na
forma da lei”, através do Art. 206, Inciso VI. É garantido, também, na LDB, Lei
9.394/96, nos artigos 14 e 15, que destacam a autonomia institucional como
importante forma de flexibilização da estrutura administrativa e pedagógica. Em
síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a
necessidade de participação dos profissionais da educação e membros da
comunidade tanto na administração escolar como na elaboração do Projeto
Político Pedagógico de cada instituição.
Portanto para fortalecer a
participação das famílias e da comunidade escolar, o Projeto de Intervenção,
busca uma maneira eficaz de entender melhor importância do acompanhamento do
processo da aprendizagem dos seus filhos. Através desse convívio é que a escola e a
comunidade escolar irar compreender que tal relação de compartilhamento dos
problemas e decisões é que se pode obter um sucesso esperado para a consagração
do padra de excelência. Para tanto tais questionamentos descritos a seguir
deverão ser entendido e executado através do Projeto de Intervenção: Que
condições determinam a sistemática a favor da participação da comunidade na
escola? Quais dimensões têm tomado a gestão da escola pública na participação
da comunidade, no espectro de sua modernização democrática? Por que a
convocação ao público para entrar nas escolas se tornou tão importante no campo
das políticas públicas? Em que medida estes mecanismos de participação da
comunidade na escola vão ao encontro das políticas econômicas e sociais de
maior qualidade? Que pressupostos têm embasado a elaboração desse modelo
gerencial? Como esse melhorar a participação no âmbito das escolas da nossa
comunidade?
Muita coisa precisa ser feita para que a escolas do nosso
município venha a atender as expectativas dos cidadãos no sentido de fortalecer
a gestão pedagógica e participativa. Na comunidade onde está localizada o
Núcleo Educacional Darcy Ribeiro, conhecemos muito da realidade dos nossos
alunos, porém nem sempre podemos afirmar com clareza a situação sócia econômico
dos mesmos.
Portanto, o Projeto de Intervenção será desenvolvido visando
concluir a identidade pessoal e social da escola numa visão democrática e
participativa. Por outro lado, o mesmo deve propor o conhecimento e valorização
das diversidades étnicas, cultural de todos os membros da comunidade, valorizando
a participação social e coletiva.
2. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
A Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada
no município de Presidente Jânio Quadros Bahia, situada no povoado de Serra
Escura distante da sede do município a 22,0 km, zona rural é uma escola com
sete salas de aulas, uma cozinha, dois banheiros masculino e feminino. Para
fins administrativos, conta com uma sala de diretoria e uma secretaria. Não
possui biblioteca. É uma escola pública formada por 347 alunos de Educação
Infantil a 8ª série do ensino fundamental com faixa etária entre 03 aos 19
anos, oriundos da comunidade e região, funciona nos turnos matutino e
vespertino.
O desafio de trabalhar nesta unidade escolar é que seus
alunos são em sua grande maioria de classes multisseriadas, filhos de pais
trabalhadores rurais, com pouca escolaridade e alguns mesmo são analfabetos.
Isso tem dificultado muito trabalho escolar dos docentes, pois esses alunos
muitos tem uma jornada de trabalho exaustiva em propriedades rurais, ou em
estabelecimento comercial, domestico ou outra atividade que favoreça melhor
condição de vida. Mesmo sendo alunos que sobrevivem com ajuda do Programa Bolsa
Família e Bolsa Escola, eles precisam complementar a renda para ajudar a
família.
Outro fator que dificulta a aprendizagem dos alunos e que
pretendemos corrigir com o Projeto de Intervenção, é a falta de iniciativa dos
pais, para ajudar no aprendizado dos filhos, pois muitos por se julgar
analfabetos, dependentes do álcool, defende a afirmação que eles não sabem como
lidar com os problemas escolares e que essa tarefa é exclusiva dos professores.
A escola está inserida numa comunidade culturalmente subdesenvolvida, porém os
valores culturais, os festejos, as comemorações as atividades folclóricas da
região são todas preservadas com muita intensidade. Destaco as Cavalgadas que
são patrimônio cultural do município, os Ternos de Reis, os festejos juninos e
as gincanas culturais idealizadas pela escola Darcy Ribeiro.
A escola sede possui
mais três escolas anexas, que funciona como extensão, são elas: Antonio Carlos
Magalhães com 59 alunos, Duque de Caxias com 16 alunos e Plauto Alves Brito com
12 alunos, todas elas com atendimento de pré-escola a quarta série. Após esses
alunos concluírem a 4ª. Séries são remanejados para a sede do Núcleo para
concluírem os estudos na etapa de 5ª. a 8ª. Série.
Nesta escola as salas
de aulas são arejadas, espaçosas e iluminadas. A escola passou por uma única reforma
no ano de (2006), custeada com Recursos dos Padrões Mínimos de Qualidade
oriundo do Banco Mundial e Governo da Bahia, essa reforma foi coordenada pela
direção da escola em parceria com a Associação de Pais e Mestres e o Colegiado
Escolar, o que podemos constatar a importância da comunidade na atuar nesse
processo de gestão financeira. Mas mesmo
com essa reforma a escola ainda tem problemas de estrutura física que até hoje
a administração municipal ainda conseguiu resolver. O pátio, os banheiros, a
construção da biblioteca ou espaço de leitura e uma quadra esportiva para o
lazer dos alunos.
O corpo administrativo, pedagógico e docente é formado por
uma equipe distribuída da seguinte forma: Direção e Técnico Administrativo a)
Diretor- Licenciado em História e duas vices, sendo uma licenciada em Biologia
e outra com o superior incompleto cursando Pedagogia, Secretária Escolar
Licenciada em geografia e duas assistentes uma com nível médio e outra com o
fundamental incompleto; b) Docentes dez com superior completo e um com superior
incompleto; c) Pessoal de Apoio 11 todos com as séries iniciais incompletas.
A escola tem o propósito de melhorar a qualidade de ensino,
embora diante de todos os esforços o IDEB de 2011 com relação ao de 2009 caiu
de 2,9 para 2,8. Um novo Plano de trabalho está sendo implementado como o
Programa Mais Educação, o PDE Interativo todos aprovados pelo MEC, aguardando a
liberação dos recursos para custear a realização dos projetos, oficinas e
capacitações definida para 2012 e 2013. Outra atividade que a escola pretende
retomar é o incentivo às atividades culturais de entreterimento todas suspensas
no decorrer deste ano devido uma crise financeira na Administração Municipal e
os Recursos do PDDE que a escola recebe é utilizado unicamente para compra de
material de apoio pedagógico.
A relação professor –
aluno x comunidade é de parcerias solidárias que enfrentam desafios e
problematizações do mundo contemporâneo e se apropriam da colaboração, da
cooperação e da criatividade para tornar a aprendizagem colaborativa,
significativa, critica e transformadora.
A prática de ensino na escola de ensino fundamental deve-se
constituir num espaço de produção de conhecimento sobre a prática pedagógica
desenvolvida no cotidiano da escola, através de um processo criador e inovador,
de análise e de reflexão, aproximando todos envolvidos na escola. Entendendo
que está é uma experiência peculiar, porém não desvinculada de um contexto
social, político, cultural e pedagógico mais amplo.
A escola Darcy Ribeiro tem consciência que diante de todas
as dificuldades enfrentadas, do baixo nível de aprendizado dos alunos, da alta
taxa de reprovação, conforme foi diagnosticado na Elaboração do Plano de
Trabalho e de Formação Continuada dos seus professores, o fortalecimento da
parceria com a comunidade é de fundamental importância. Com isso o Projeto Político Pedagógico (PPP)
da escola pode ser inicialmente entendido como um processo de mudanças e de
antecipação do futuro, que estabelece diretriz e proposta de ação para melhor
organizar, sistematizar e significar as atividades pela escola como um toda a
comunidade. Com tudo isso a Escola Darcy
Ribeiro, conta com atuação dos Conselhos (APM e Colegiado Escolar).
Este novo modelo de trabalho, visa á promoção da
transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário. Ele é
movimento de ação e reflexão que enfatiza o grau de influência que as decisões
tomadas na escola exercem-nos demais níveis educacionais.
Segundo Veiga (1998, p.77), o Projeto Político Pedagógico
ultrapassa a mera elaboração de planos, que se presta a cumprir exigências
burocráticas ele busca um remo, uma direção. É uma ação intencional, com um
sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo
projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar
intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com interesses reais e
coletivos da população majoritária.
Teve como base teórica na construção do PPP da Escola
Municipal Darcy Ribeiro a Tendência Libertadora de Paulo Freire. A concepção Libertadora, sistematizada por
Paulo Freire, a sua prática com educação popular, apoia-se em visão dialética
do ato de ensinar e aprender. Segundo essa concepção, “educador e educando
aprendem juntos em uma relação dinâmica, na qual a prática orientada pela
teoria reorienta essa teoria, em um processo de constante aperfeiçoamento.”
(GADOTTI. 1999 p. 253).
3. JUSTIFICATIVA
Para solucionar a problemática da ausência da família na
escola, cuja intensão do Projeto de Intervenção é fortalecer a participação da
comunidade na escola, pretendemos fortalecer a participação dos membros da
comunidade nos órgãos colegiados, nas reuniões, nas atividades culturais e nos
movimentos realizados pela comunidade no ambiente externo da escola. Com isso a
equipe pretende resolver o problema do fracasso escolar, assim como a
repetência, a evasão, a indisciplina e a desmotivação dos alunos, que vêm sendo
apontado como um problema principal para a aprendizagem dos mesmos.
Além do mais a rotatividade dos professores entre as
classes, os alunos egressos das turmas multisseriadas tem dificultado bastante
o trabalho principalmente nas turmas de 5ª. série. Dessa forma, esta
instituição de ensino tem como meta, também, priorizar a parceria entre a
comunidade onde está inserida, a participação de pais na Escola, sem perder de
vista a importância de junto a Secretaria de Educação tentar reverter esse
problema e para tentar solucionar essas dificuldades a escola pretende repensar
junto com os pais de alunos, membros do poder público uma forma de melhor
enturmar esses alunos e oferecer o tratamento diferenciado.
A integração de professores, alunos e comunidade deve
acontecer de imediato para que sejam de vez sanados os problemas enfrentados
pela Unidade Escolar. Acreditamos com o apoio dos pais, com um projeto de trabalho
em parceria com comunidade, voltado para melhoria do conhecimento e para a
formação de hábitos de convivência imbuídos do sentimento de solidariedade, o
qual oportunizará uma contribuição
importante para a erradicação da evasão, da repetência, da indisciplina, além
de despertar o respeito ao outro enquanto cidadão e da consciência da família em
está envolvidos com a problemática escola da sua comunidade.
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Promover o fortalecimento e a participação da comunidade escolar, nas decisões da escola, dos projetos, das atividades culturais, buscando o transparecer a melhor aplicação da politica de trabalho, dos recursos, zelando pela aprendizagem dos alunos, pois, os encontros constantemente com pais e responsáveis devem melhorar a motivação escolar, assim como reduzir os altos índices de abandono e reprovação nas séries inicias do Ensino Fundamental. Possibilitando a recuperação do respeito ao outro no dia-a-dia, levando professores, alunos e comunidades a buscarem, dimensões atuais dos campos históricos, sociais, culturais; permitindo ao aluno conhecer e respeitar os modos de vida de diferentes grupos sociais, incentivando o convívio Escola X Família.
4.2 Objetivos Específicos
O
Projeto de Intervenção, será desenvolvido com o propósito de fortalecer a
parceria com a comunidade a fim de resolver os problemas identificados na
elaboração do mesmo e também do PDE Interativo, por isso, iremos concentrar esforços para:
Ø
Realizar treinamentos
com os professores para melhorar o tratamento com as pessoas da comunidade;
Ø
Criar parceria com os pais do educando para que
estes tenham participação efetiva no processo ensino-aprendizagem.
Ø
Desenvolver Projetos Especiais, envolvendo 100%
dos alunos da Unidade Escolar.
Ø
Ministrar aulas e projetos que induzam a
permanência de 100% dos alunos na Escola.
Ø
Realizar diagnóstico para acompanhar o
desenvolvimento dos alunos em tempo real;
Ø
Recuperar os alunos em atraso escolar dentro da
unidade letiva, evitando que o mesmo sinta-se desmotivado;
Ø
Realizar reunião com a equipe docente e
comunidade escolar a cada dois meses para avaliar o desempenho do PPP e do PDE;
Ø Promover eventos com os
professores, e a comunidade pelo menos duas vez durante o ano letivo;
Ø Desenvolver
Projetos de atividades integradas, envolvendo todos os alunos do Ensino
Fundamental.
Ø Garantir os padrões de
excelência visando alcançar as metas do IDEB;
5. ESTRATÉGIA Da AÇÃO
Apresentamos no quadro abaixo a descrição das atividades
propostas para o ano letivo de 2013. Esta proposta pressupõe uma visão positiva
das possibilidades dos alunos e uma aposta no crescimento da competência do
Núcleo Escolar Darcy Ribeiro ao desenvolver o seu trabalho educacional na
sociedade.
Identificadas às necessidades dos alunos, o trabalho deverá
desenvolver-se de maneira flexível, sem, contudo, desviar-se dos rumos
propostos, dentro de um padrão metodológico sustentado em princípios
norteadores da Educação Nacional. Desta forma, mobilizar interesses, ativar a
participação, desafiar o pensamento, instalar o entusiasmo e a confiança, possibilitar
acertos, valorizar os avanços e melhorar a autoestima passam a ser diretrizes
da atuação do professor, numa busca constante de tornar significativo o
processo da construção do conhecimento.
Estes princípios gerais deverão direcionar a organização das
situações de aprendizagem do Ensino Fundamental, possibilitando que os alunos
vivenciem situações vivas e enriquecedoras de conhecimento, com múltiplas
oportunidades de diálogo e de expressão, integração grupal, experimentação e
manipulação de materiais e possibilidades de observar, indagar, tirar
conclusões, organizar dados, discutir regras de trabalho e normas
disciplinarem.
6. ATIVIDADES
Atividades (detalhamento)
|
Responsável (is)
|
Envolvidos (as)
|
Data
|
Recurso(s) necessário(s)
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Resultados Esperados
|
Realizar um calendário de reunião para discutir com os
envolvidos da comunidade escolar os problemas enfrentados no dia a dia da
escola;
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Direção e Coordenação Pedagógica;
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Todos os membros da Comunidade Escolar;
|
Primeira quinzena de março;
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Material de apoio pedagógico, de áudio e vídeo.
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Melhorar a participação da família na escola.
|
Elaborar dois projetos esportivos para elevar a autoestima
dos educandos;
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Professora Carmem
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Docentes e discentes.
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Ultima quinzena de maio e primeira quinzena de julho
|
Material esportivo (Recursos do PDDE);
|
Melhorar o índice de reprovação dos alunos.
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Fortalecer a participação da família na escola.
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Direção
|
Todos os membros da Comunidade Escolar
|
Durante todo ano letivo.
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Material de apoio pedagógico, de áudio e vídeo.
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Mais pessoas participando das decisões da escola.
|
Reativar o Colegiado Escolar para respaldar as decisões
democráticas e participativas.
|
Diretoria do Colegiado.
|
Membros do Colegiado Escolar.
|
Primeiro bimestre de 2013.
|
Material de apoio pedagógico, de áudio e vídeo.
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Colegiado atuante e participativo.
|
Resgatar o Projeto visita as famílias para fortalecer a
relação escola x comunidade.
|
Equipe Pedagógica e Coordenação
|
Toda a equipe da escola.
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Durante o ano letivo de 2013
|
Transporte escolar.
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Melhor relacionamento entre Escola e Família.
|
Realizar frequentemente assembleia da APM, para aplicação
dos Recursos adquiridos.
|
Diretoria da APM
|
Sócios da APM e membros da comunidade escolar.
|
A cada trimestre de 2013.
|
Recursos do PDDE, PDE Interativo, Mais Educação.
|
Garantia da eficácia e aplicação dos recursos.
|
Criar a banda fanfarra da escola para animar os eventos
culturais da mesma.
|
Professores e alunos.
|
Alunos da Unidade Escolar.
|
Primeiro semestre de 2013.
|
Recursos do Mais Educação.
|
Alunos motivados e banda formada.
|
7. Referências
EFICAZ, Gerenciado a Escola Eficaz- Governo do Estado da Bahia- 2001-
2002;
LDB- Lei Diretrizes e Base da
Educação, 9394/96.
GESTÃO, de Programa do Núcleo Escolar Darcy Ribeiro, Quinquênio 2011 a
2015.
PPP- Projeto Político Pedagógico do Núcleo Escolar Darcy Ribeiro- 2008 –
2009.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14 ed.
São Paulo: Cortez, 2005.
VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Muito bom mas dificil de usar
ResponderExcluirÓtimo projeto. viável.
ResponderExcluirÓtimo projeto. viável.
ResponderExcluirMuito bom ,achei bem criativo !!
ResponderExcluirMuito bom
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